Entrevistas

Profª. Drª. Eng Civil Jucélia Vieira Gealh

UTFPR

Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

CURRÍCULO
  • Engenheira Civil (UEM) – CREA-PR 61492/D

  • Arquiteta e Urbanista (UEM) – CAU 50705-9

  • Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

  • Doutora em Arquitetura (UFSC)

  • Mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento (UEL)

  • Especialista em Avaliação de Bens e Perícias Judiciais.

  • Membro do grupo de multiplicadores da Norma de Desempenho da CBIC

  • Representante do Sinduscon-PR-Noroeste e UTFPR na COMAT/CBIC

 

 

Possui graduação em Engenharia Civil (2000) e Arquitetura e Urbanismo (2006) pela UEM, doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (2018), mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento pela UEL (2006) e especialização em Avaliação de Bens e Perícias Judiciais (2003). Dedica-se ao estudo da NBR 15575 desde 2013, que foi tema de sua tese de doutorado, onde desenvolveu um método de implantação do seu atendimento em construtoras e incorporadoras.  Faz parte do grupo de “Multiplicadores da Norma de Desempenho” pela CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, ministrou diversos cursos e palestras sobre o tema e presta consultorias sobre o assunto. Foi membro do grupo de estudos sobre os “Aspectos jurídicos relacionados à Norma de Desempenho” em 2016/2017. Atuou na construção civil durante 10 anos, com elaboração de projetos e execução de obras. Ministrou aulas na Universidade Estadual de Maringá de 2007 a 2010, nos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção com ênfase em Construção Civil, entre outros. É professora Adjunta da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde trabalha desde 2010 nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Eletrônica. Orienta alunos em trabalhos desenvolvidos sobre a NBR 15575. Representa o Sinduscon-PR-Noroeste na COMAT – Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade, da CBIC em discussões técnicas relacionadas à construção civil, inclusive acompanhando a atual revisão da Norma de Desempenho. Participa da equipe técnica do projeto “Desenvolvimento de um Sistema Integrador (software) para Projeto e Execução de Sistemas Construtivos em Alvenaria Coordenada Modularmente” na UFSC. Tem experiência nas áreas de Engenharia e Arquitetura, atuando principalmente nos temas: Norma de Desempenho, Sistemas Construtivos, Construção Civil, Projetos de Arquitetura, Gestão de Projetos Tecnológicos, Desenho Técnico e Computacional.

ENTREVISTA

Qual é a sua expectativa em relação ao tema a ser tratado no 25º CBENC?

 

Considero o tema a ser tratado no 25o CBENC “Engenharia Civil: Conhecimento e Base para o Desenvolvimento” sempre relevante, mas no momento econômico que o Brasil atravessa, ele se torna ainda mais importante para resgatarmos o grande papel da nossa profissão no desenvolvimento do país. O evento reúne entre seus palestrantes excelentes profissionais de diversas áreas da engenharia e acredito que o nível dos participantes não será diferente, ocasionando oportunidade de grande aprendizado através de discussões ricas em conteúdo e conhecimento técnico.

 

Como o tema da sua palestra contribui para conhecimento e desenvolvimento da engenharia?

 

A Norma de Desempenho de Edificações – NBR 15575 é um assunto muito discutido nos últimos anos, pois sua exigibilidade trouxe mudanças importantes à construção civil, tanto para projetistas quanto para construtoras e incorporadoras. Ela foi elaborada com o foco na melhoria da qualidade do desempenho de vários requisitos relacionados às edificações habitacionais, mas esse foco tem sido distorcido após o grande interesse apresentado por profissionais de outras áreas, principalmente do direito. Devido sua extensão e complexidade, a implementação do atendimento à norma não é uma tarefa fácil no início.

No minicurso vamos conversar sobre o conteúdo apresentado nos requisitos e critérios da NBR 15575, como iniciar o processo de atendimento à norma em escritórios de engenharia e empresas construtoras ou incorporadoras e conhecer maneiras de nos prepararmos para possíveis questionamentos futuros quanto às decisões técnicas tomadas nas fases de projeto e execução dos empreendimentos.

Minicurso 5: Norma de Desempenho de Edificações - NBR _ 15575 - Como implementar o atendimento em sua construtora ou escritório de projetos

09/08/2019 (Sexta-feira) - 18:00 - 21:00