Entrevistas

Eng. Civil Emerson Siqueira

Fator 3 Engenharia

CURRÍCULO

  • Engenheiro Civil Emerson Siqueira

  • Empresario da construção civil - Sócio Administrativo da Empresa Fator 3 Engenharia 

  • Executou varias obras de construção e recuperação de pontes

  • Foi conselheiro do CREA-SC - por 5 mandatos onde participou de varias comissões sendo coordenador em algumas delas .

  • Foi coordenador da Camara especializada de engenharia civil por 6 vezes - Coordenador Adjunto nacional

  • Foi conselheiros em varias conselhos municipais em  Joinville

ENTREVISTA

Qual é a sua visão em relação ao tema "A Importância da Manutenção das Pontes e Viadutos” ?

 

O que se falar de manutenções em pontes e viadutos? Este é um tema que deveria ser levado muito mais a serio pelos nossos governantes , pois sabemos que quase não existe manutenção, o que existe e recuperação estrutural , pois esperam que entre em colapso ou aconteça algum acidente para se fazer alguma coisa, ai como eu falei não é mais manutenção e sim uma recuperação que se tem que fazer. E sem levar em conta que o valor acaba ficando muito mais alto, sem contar que pode-se até perder vidas caso ocorra um acidente.

Eu tenho trabalhado na área de recuperação de pontes e tenho visto muita coisa por ai , que poderia ter sido evitado se tivesse ocorrido uma manutenção periódica nas pontes e nos viadutos.

 

Qual é o impacto das novas tecnologias na manutenção de pontes e viadutos ?

 

Com os estudos cada vez mais aprofundados como por exemplo do concreto, e novas tecnologias que surgem a cada dia  sabemos que a manutenção poderia passar a ser com um período maior de intervalo, porem como ja falei esta manutenção quase não ocorre.

 

Outras considerações

 

Como temos muitas rodovias pedagiadas , os governantes deveriam exigir dos consórcios de pedágios que se fizessem uma manutenção periódica e nas demais pontes que são responsabilidade do estado ou ate mesmo do município, deveria ser criada uma lei que obrigasse esta manutenção das pontes, a exemplo disto algumas cidades ja vem criando suas leis para se ter uma manutenção periódica em edifícios.